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“Qualquer um que tenha praticado a meditação sabe que é difícil fazer calar a nossa conversa mental para nos conectar com nossa mente mais profunda, sábia e intuitiva” -Shakti Gauvain

Certamente quando você ouve a palavra “meditar” você não pode deixar de pensar em um monge tibetano, sentado milhares de horas em silêncio.

(Talvez só de pensar na palavra te escapo um bocejo)

Te entendo, me passava o mesmo.

Eu também era bastante cética esta prática. Sempre parecia ser tão vago e difícil de entender, que eu pensei que não era para mim. Minha mente era muito dispersa, e, além disso, sempre fui um pouco hiperativa.

Meditar, me parecia impossível, porque exigia que enfocara minha atenção em uma única coisa 100% do tempo.

E apesar de ter ouvido falar dos grandes benefícios que tem o hábito de meditar, não conseguia convencer-me do todo. Me surgiram muitas perguntas como:

Quais são os benefícios que obtenho?, O que acontece se eu não sou budista? , Quanto tempo é necessário? Será que existe ciência por trás ou é apenas um ritual?, etc, etc, etc, etc.

Decidi investigar mais sobre o assunto, e encontrei muitos artigos científicos que subscrevem totalmente esta prática.

Depois de encontrar tantos benefícios, decidi dar uma olhada para mim mesma.

A minha experiência com a meditação

Comecei a prática de meditação com apenas 2 minutos por dia, como um primeiro passo . Sinceramente, não é fácil, mas é muito simples só começar.

Mais recentemente tenho percebido muito mais relaxada. Apesar de ter muito trabalho (como a maioria de nós passa) não sinto estresse no corpo. Sinto que eu avanço mais rápido e que estou concentrado em uma tarefa por vez.

Meditar é um exercício de relaxamento para a sua mente.

Parece que estou mais consciente de que as partes de meu corpo que não vejo, como pulmões e estômago. Eu tenho uma melhor ligação com os meus pensamentos e, sinceramente, eu me sinto melhor do que antes.

Se você é tão cético como eu costumava ser, ou está muito mergulhado nesta prática. Acho que todos nós devemos aprender a meditar e transformar essa prática em um hábito.

Pense nisso: sua mente também precisa de um espaço, e o nosso ritmo de vida jamais leva em conta esse merecido descanso. Por isso, é muito importante que você comece a construir esse saudável hábito.

Mas, não se confunda.

Começar a meditar, não quer dizer que necessariamente tenha que mudar de penteado e mudar para viver em um templo, também não tem que ver com a religião. De fato, é possível aproximar-se a esta prática, de forma neutra e objetiva. Simplesmente como se se tratará de uma rotina de exercício para o seu cérebro.

meditar es como una rutina de ejercicio para tu cerebro

Eu te explico como você pode alcançá-lo, mas antes você tem que saber todos os benefícios que obterá em troca.

O que é realmente “meditar”?

A minha definição de meditação é: sempre que seu corpo, sua mente e sua alma estão funcionando juntos no ritmo, é meditação. –Osho

Na tradição budista, a palavra “meditação” é equivalente a uma palavra como “esporte” no mundo ocidental.

Portanto, é uma família de atividades e não apenas uma coisa. Isto quer dizer que existem diferentes práticas de meditação e cada uma exige diferentes habilidades mentais.

Esses são os tipos de meditação mais comuns

Existem diferentes formas de meditar, e por ser uma prática tão pessoal, há provavelmente mais maneiras do que sabemos. Mas, especificamente, há algumas que são muito comuns e são as que foram estudadas cientificamente.

1 Atenção focada

atención enfocada

Nesta prática, o único que você tem que fazer é se concentrar em uma determinada coisa, por exemplo: em sua respiração, em uma sensação do corpo ou um objeto em particular, fora de ti.

O objetivo deste tipo de meditação é se concentrar em um ponto e quando sua atenção se dispersa, trazer a sua atenção de novo para o mesmo ponto. Em lugar de perseguir pensamentos aleatórios, ou lutar para que desapareçam, simplesmente você tem que observá-los e deixá-los ir.

2 Meditação consciente

meditación consciente

Aqui é o lugar onde se presta atenção a todas as coisas que acontecem ao seu redor, simplesmente observa tudo sem reagir. A intenção não é se envolver com os pensamentos ou julgá-los, mas, simplesmente, estar no topo de cada nota mental em que se coloque.

Requer muita habilidade e controle mental para evitar reagir diante de tantos estímulos internos e externos.

Ambas as formas de meditação têm grandes benefícios a nível mental e, surpreendentemente, a nível físico, também. No entanto, a primeira (atenção concentrada) é a mais recomendada para iniciar, pois ainda não temos muito controle de nossa mente.

Continue a ler, porque esta cada vez mais interessante…

O que passa na minha cabeça quando eu penso?

É sempre interessante saber o que está acontecendo dentro do nosso cérebro, e o que encontrei me deixou com a boca aberta.

Graças à tecnologia moderna, os cientistas podem ver através de um scanner (ressonância magnética) o que está acontecendo no nosso cérebro quando meditamos. Algo semelhante a como os médicos avaliam seus ossos em uma radiografia.

Quando meditamos, o nosso cérebro deixa de processar informações tão ativamente como faria normalmente.

Quando uma pessoa medite, é como se você deixará de usar seu computador e está activado o protector de ecrã

Começamos a mostrar uma diminuição das “ondas beta”, que indicam que nossos cérebros processam informações que estão recebendo. Este efeito pode ser observado, mesmo depois de uma primeira sessão de meditação de 20 minutos.

Na imagem abaixo você pode ver como as ondas beta (que aparecem em cores brilhantes para a esquerda) se reduzem drasticamente durante a meditação (desaparecem elea) 1

meditation espanol

Se você olhar, o lobo parietal (parte do centro) esta escura na segunda imagem. Isso acontece porque o corpo é a parte do cérebro que processa a informação sensorial sobre o mundo que nos rodeia, o que nos permite orientação no tempo e no espaço. Durante a meditação, a atividade no lobo parietal torna-se mais lenta.

Pensar menos não é negativo, pelo contrário. Quando o cérebro processa menos informações, o faz de forma mais eficiente.

Imagine todos os benefícios que você terá, apenas para exercitar a sua mente poucos minutos por dia.

Estou convencido(a)?…

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Não quero mentirte, é difícil para um iniciante sentar e não pensar em nada, sem a orientação correta.

Por isso, Normalmente tem para você um curso online para aprender a meditar.

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Talvez ainda não está convencido de que meditar é realmente para você. Então, continue lendo e saiba mais sobre os grandes benefícios que você terá.

Quais os benefícios que eu tenho quando eu medito?

O benefício mais imediato que você conseguirá depois de meditar é se sentir mais relaxado. Mesmo se não é seu objetivo principal para começar com a prática. Mas, quem não gostaria de viver sem stress?

Em termos mais científicos, especificamente, consegue-se uma redução na atividade do sistema nervoso simpático. Este sistema só é ativado em situações de perigo real ou imaginário (como o medo ou stress).

Os sintomas , são as consequências de seu sistema nervoso simpático é activado por tempo prolongado.

Viver mais relaxado, não é o único benefício. Cada um de nós começa a meditar com a esperança de conseguir algo em particular. Talvez viver mais feliz, trabalhar mais concentrado, liberar tensões, um melhor equilíbrio de pensamentos, melhor manejo de emoções, etc.

Para todo o exposto, a meditação tem um poderoso efeito. Mas, além disso, abaixo vou listar outros grandes benefícios:

  • Melhor memória e mais concentração

mejor memoria y mas concentración

Devido a que a meditação é uma prática de concentrar a nossa atenção e estar ciente de quando se desloca, isso realmente melhora o nosso foco quando não estamos meditando. É um efeito duradouro, pelo que a sua habilidade para evitar distrações melhora quanto mais uma pessoa medite, o que aumenta até o céu o seu

Também foi associado com uma melhor recuperação de memória rápida (capacidade para recordar factos novos).

A meditação também diminui os efeitos relacionados com a idade em que o cérebro, melhorando a capacidade de aprendizagem e memória, os quais vão se perdendo através do tempo.

Pense nisso, seu funcionamento é semelhante a um músculo. Requer treinamento para ser mais forte.

A meditação é o treino que fortalece o seu cérebro; só mediante o reforço das conexões entre seus neurônios 2

  • Menos ansiedade e melhores decisões

menos ansiedad y mejores decisiones

Todos nós tivemos um período de ansiedade. Quando você percebe algum medo, emoção negativa ou ameaça, uma parte do cérebro (córtex pré-frontal medial) recebe esta informação e a processa para que possa reagir.

Este ponto é muito técnico, mas é muito interessante. Quanto mais meditamos, nós temos menos ansiedade porque na realidade estamos fazendo menos intensos estes envio de informações a esta parte do cérebro 3

Quando meditamos habitualmente, não reagimos com tanta força ou intensidade das sensações negativas que recebemos.

O que, sem dúvida, melhora a tomada de. À medida que enfraquecemos a esta ligação, reforçando simultaneamente a conexão na parte do cérebro responsável pelo raciocínio e a tomada de decisões.

  • Menos estresse e melhor coração

menos estrés y mejor corazón

Foi demonstrado que a meditação reduz o stress. Mesmo aquelas pessoas que estão sob uma pressão constante.

Um estudo demonstrou que a meditação é a melhor terapia anti-stress que existe 4

Parece que o cérebro e o coração não têm nada que ver, mas você está errado. Porque meditar, melhora a função cardiovascular, segundo um estudo da American Heart Association.

A prática da meditação também reduz significativamente o risco de mortalidade, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral em pacientes com doença coronariana 5

  • Maior sensação de bem-estar

mayor sensación de bienestar

A meditação se faz mais , simplesmente porque melhora a sua ligação com seus pensamentos e melhora o gerenciamento de emoções.

De tal forma que seus pensamentos não são cavalos impiedosos, mas que, pouco a pouco, consegue dominá-los. Permitindo analisar de onde vêm e controlar a sua reação diante deles.

Se todos esses benefícios parecem pouco, você ficará surpreso ao saber que a mudança em seu cérebro também é físico:

Um estudo descobriu que depois de 8 semanas de meditação, as partes do cérebro associadas à compaixão, consciência e felicidade cresceram em tamanho e as partes associadas com lembranças negativos diminuíram seu tamanho 6

Com todos estes grandes benefícios, e, sobretudo, este ponto é tão chamativo, eu estou segura de que quer começar a meditar, imediatamente, certo?

Começa a meditar agora mesmo

Você pode começar a meditar, a partir de hoje e verificar por si mesmo os benefícios.

Isto é o único que você tem que fazer:

Concentre-se apenas na sua respiração.

E siga estes passos:

  • Coloque um cronômetro durante 2 minutos
  • Sente-se ou deite-se confortavelmente e feche os olhos
  • Não faça muito esforço para controlar a respiração, simplesmente respire naturalmente. Foque a sua atenção na forma em que o corpo se move com cada inalação e exalação.
  • Se a sua mente vagueia, só retorna a sua atenção de volta à respiração.
  • Quando o alarme soar estírate um pouco
  • Parabéns, você acabou de terminar a sua primeira sessão de meditação!

    Certamente você vai perceber tudo o que está acontecendo em seu corpo ao mesmo tempo quando você parar por alguns minutos. Por isso que se torna um desafio dirigir a sua atenção em apenas uma coisa.

    Mas eu garanto que funciona.

    E você quer aprender mais sobre como meditar? gostaria de se sentir mais relaxado em sua rutina? quer aprender a tomar decisões melhores? como viver sem ansiedade? ….

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  • Fonte: , Harvard Medical School, author of The Ancestral Mind /
  • The Unique Brain Anatomy of Meditation Practitioners
  • Brain Changes in Long-Term Zen Meditators
  • The Effects of Mindfulness Meditation
  • Stress Reduction in the Secondary Prevention of Cardiovascular Disease
  • Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter ead.php
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    14 Comentários:

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  • Eu achei um artigo muito interessante, porque há um tempo quero aprender alguma coisa sobre meditação para estar mais em sintonia comigo mesma e deixar de ser uma rádio com interferências e assim poder ouvir o que me diz o meu corpo com mais clareza 😀

    Cada vez me mais feliz de ter me inscrito para a página. Tania, você está fazendo um trabalho legal, todos os artigos que eu amo. Parabéns.

    Um abraço a todos,
    Laura.

  • Olá Laura

    Muito obrigado pelo seu valioso comentário.

    Você tem razão, a meditação ajuda a “estar mais em sintonia com o seu corpo”. Estou segura de que o curso vai ajudá-lo a formar o hábito de meditar em sua rotina e assim ouvir o seu corpo mais de perto (que é o que nos faz falta a todos).

    Um forte abraço,

  • Tenho lido muito sobre os múltiplos benefícios da meditação e quero muito o seu curso!

  • Olá Maria
    Verdade. Ultimamente os benefícios da meditação têm sido muito difundidos,e com toda razão. Estou segura de que o curso lhe será de grande utilidade.
    Um abraço

  • Apontado ao curso! Quem não quiser meditar depois de ler isto… obrigado Tania 🙂

  • Olá Pedro!
    Estou muito feliz. Obrigado por ler.
    Um abraço

  • Olá Tania, eu tenho alguma experiência na meditação, talvez me falta a disciplina para incorporá-la como hábito, o qual, será muito bom na minha vida, porque eu vou ter as suas vantagens permanentemente. E muito bom o artigo, mostra de forma clara os benefícios de incrieble pratique.

    Saudações.

  • Obrigado pela resposta e pela leitura. Fico feliz que já esteja meditando, e no caminho de transformar a sua prática em um hábito. Um abraço!

  • Muito bom artigo. O partilho.
    Equiparar a prática da mediracion para a pratica de atividade fisica é uma novidade para mim, nunca me tinha pensado assim.

  • Excelente. Compartilho 100% o que foi exposto no post. A meditação é tudo lucro. Uma saudação!

  • olá Tania,eu gostaria que me orientaras tenho ansiedade já tenho bastante tempo com isso. tomo medicamento,mesmo que eu já mudaram tomava fluoxetina de 20mg. e me mudaram há dois meses por SERTRALINA tomo 125mg, e ALPRAZOLAM1mg. este é para dormir. eu mudaram porque mesmo tomando a fluoxetina, de repente, sentia a ansiedade. mas continuo tendo essa ansiedade. claro que já não é tão forte eu sou uma pessoa transplantada de rim. eu ofereço minha irmã, em 2002, depois de no mês de dezembro de 2016 eu rompi a tíbia e perone puseram-me um prego e dois parafusos apartir desse acidente foi como espece a sentir-me novamente com ansiedade. eu gostaria que me orientaras. o artigo que acabei de ler me pareceu muito interessante. o que me pode ajudar a meditar? de antemão, obrigado pela sua atenção e que passes muito boa noite.

  • Para ler este artigo realização que soubesse algo mais sobre meditação, sobre todos os seus benefícios, até fiz o exercício da respiração. Tempo antes havia tentado fazer meditação, mas nunca me concentrava e meus pensamentos me distraían e não permitiam um relaxamento. Espero desta vez, aprender a meditar e que isso tenha os melhores resultados em minha vida

  • Olá Tania, te escrevo em Lima, Peru, e te agradeço pela deferência que você tem com a Sociedade e, assim, ajudar a muita gente que precisa de ajuda.
    parabéns!!!!!

  • OBRIGADO TANIA ME PARECE QUE É UM TRABALHO MUITO LOUVÁVEL O QUE VOCÊ FAZ. EU QUERO TE DIZER QUE EU QUERO APRENDER A MEDITAR POR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ.

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    Sobre Tania Sanz:

    Empreendedora, escritora, nutricionista e apaixonada pelo esporte. Minha missão é ajudá-lo a melhorar seus hábitos e transformar sua vida.

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