Un ejercicio mindfulness de 2 minutos que mejora toda tu rutina

Um exercício mindfulness de 2 minutos que melhora toda a sua rotina

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de um fotógrafo profissional, me senti totalmente inspirada. Sobre tudo quando apresentou uma de suas mais famosas coleções de fotos intitulada “noite e dia”, que foi premiada internacionalmente).

Para conseguir criar uma única imagem desta grande coleção, ele tem que tirar várias fotos de um mesmo lugar e a partir de um mesmo ponto durante toooodo um dia. Depois selecione as melhores fotos e termina com um programa de computador.

O que é surpreendente, em uma única imagem, você pode ver como muda o céu e tudo o que acontece nesse lugar durante 24 horas é como se fosse uma foto instantânea no tempo!

Foto por: Stephen Wilkes in Central Park, View from Essex House, NYC 1

Mas, muito mais haja do excelente trabalho que está realizando este artista, fiquei impressionado com o que disse em uma entrevista, ele disse:”eu Sou um colecionador de momentos, e vivo com o medo de perder alguém”

Para mim, essa frase reflete o espremer ao máximo o tempo que temos: respirarlo, olhá-lo e senti-lo. E é tão verdade, todos, em algum momento, procuramos valorizar certos momentos em nossa vida.

Pense na última vez que você saiu de férias, ou em uma reunião especial, certamente você tirou alguma foto com a intenção de guardar para o futuro desse momento único.

O problema é que, dentro de nossa rotina normal, os dias passam despercebidos, vemos como de repente o relógio nos avisar que é hora de dormir, ou que o calendário marca um novo mês, não sabemos o que passo com todo esse tempo só nos asombramos de quão rápido passou certo?

Talvez você acha que o que acontece é que são poucos os momentos do dia a dia que vale a pena valorizar e é uma resposta totalmente válida, mas, deixe-me perguntar isto:

O que aconteceria se apenas tentássemos de estar presentes e ser conscientes do tempo durante um pequeno momento do dia? você acha que faria a diferença na forma em que vemos a nossa rotina? você acha que faria uma diferença em nosso bem-estar?

A resposta é sim, sim e sim.

Quero explicar por que a seguir.

A atenção plena funciona realidade ou mito?

A atenção plena ou Mindfulness é simplesmente viver mais presente.

Mas, para saber se ele funciona na realidade, primeiro, temos que definir o que é exatamente isso, de “estar mais presente”: é uma mentalidade de “só se vive uma vez”? é olhar algo e respirar? é saber que horas é o tempo todo?

Praticar o mindfulness, trata-se simplesmente de fazer uma pausa, e colocar todos os seus sentidos e a sua atenção nesse momento, tentando valorizar e aproveitar cada segundo que se passa nesse espaço de tempo.

Você pode adivinhar que qualquer exercício mindfulness trata-se de um tipo de meditação.

el ejercicio mindfulness es un tipo de meditación

A é tão, mas tão, tão poderosa que pode mudar a forma que você dirige seus pensamentos e, além disso, a forma física do seu cérebro!

De acordo com várias pesquisas, as pessoas que praticaram “estar presentes” durante um espaço de tempo diariamente e durante 8 semanas, aumentaram sua massa cinzenta em certas áreas importantes do cérebro 2 3

Corte comercial:

É claro que, subjetivamente, também há benefícios positivos, incluindo o aumento do bem-estar, a sensação de felicidade, satisfação com a vida e uma melhor gestão de emoções. Tudo isso passa por que você consegue controlar melhor seus impulsos e deixar de irar-te ou angustiarte facilmente. 4

Todos os estudos anteriores são apenas o começo da história… os cientistas também mostraram que os exercícios de mindfulness conseguem afetar as áreas cerebrais relacionadas com a percepção, a consciência corporal, a tolerância à dor, a introspecção, o pensamento complexo e o sentido do eu. E apesar de ainda não se sabe exatamente os mecanismos, a evidência dos grandes benefícios é chocante.

Mas, aqui vem a parte importante: tentar viver “presentes” todo-o-tempo é impossível.

imagem07-04-2018-13-04-42

Nosso cérebro está desenhado para funcionar de forma automática, ou seja, é projetado para adotar hábitos que ajudem a liberar espaço mental, com o qual podemos cuidar de outras coisas. 5

Por exemplo, pensar no nosso futuro -o que é que eu vou jantar hoje?; lembrar nosso passado -que dia pague a recepção da luz?; fazer planos –quais são os meus propósitos deste ano?; e criar emprego produtivo como desenhar carros elétricos, voadores.

Se vivermos o tempo todo tentando colocar atenção plena ao momento não seríamos muito eficientes intelectualmente.

Além disso, tecnicamente, no momento em que você pensa sobre o momento em que estas vivendo já é passado. O tempo é tão fugaz, que se nos escapa das mãos, sem perceber, por isso, um pequeno exercício mindfulness fará a grande diferença no seu bem-estar e, em geral, em toda a sua rotina diária.

Com a prática regular deste exercício mindfulness, em vez de ser conduzido no piloto automático por as emoções, os pensamentos de todos os tipos e os temores sobre o futuro, está a treinar a sua reação diante de qualquer situação interna ou externa, com uma mente clara, descontraída e mais assertiva.

5 beneficios del mindfulness

Você se lembra o fotógrafo que tentou capturar o momento durante 24 horas? … Bem, pois isso requer uma grande concentração, perseverança e atenção plena durante esse período de tempo.

O exercício mindfulness que te proponho, é muito mais simples, mas tem a mesma finalidade: dar-lhe alguns minutos de seu dia para saborear, estar presente e receber esses benefícios.

Exercício mindfulness: tira uma foto por dia

Depois de conhecer o trabalho deste fotógrafo, resolvi tirar uma foto ao pôr-do-sol todos os dias. Assim que me dei conta que o sol estava a ponto de entrar, eu me aproximava da janela ou saía para a varanda para tirar uma foto.

Alguns dias o pôr-do-sol era espetacular, e, outras vezes, era simplesmente uma mudança de luz, mas, nada disso realmente importa. O objetivo não é tirar a foto e ver se ficou bonito ou não, o objetivo é aproveitar esse momento com todos os seus sentidos, tirar a foto e estar presente.

Assim como não importa a foto em si, não importa o tempo que lhe dedique a este exercício. Você pode investir os minutos que você consiga mas, que seja um tempo de atenção plena.

Aqui estão algumas das fotos que eu tomei durante 8 semanas para praticar este exercício mindfulness:

imagem07-04-2018-13-04-42

Lembre-se que você não tem que ter uma paisagem espetacular de fora da janela para colocar em prática a estratégia, o único que você tem que fazer é escolher um local que não importa qual seja!

Por exemplo: um canto em sua casa com uma planta que você goste, a cozinha, depois de ser ordenado, a mesinha de noite, no seu quarto, sua mesa de trabalho, a placa de seu carro, etc.

Eu decidi tirar a foto no mesmo lugar por um motivo: queria valorizar esse espaço e me dar conta de que um mesmo lugar sempre pode ser diferente de momento a momento, dia a dia (como qualquer rotina do dia a dia).

Essa é a minha recomendação para você, escolher um só lugar e espremer o máximo esse pequeno momento de seu dia.

Você gosta da ideia? 🙂

3 passos para colocar em prática seu exercício mindfulness

Ejercicio mindfulness de 3 pasos

  • Escolha um lugar que você goste e um momento do dia em que se acomode
  • Programa um alarme em seu celular (para não se esquecer de tirar a foto)
  • Tira uma foto nesse lugar que selecionou e vê alguns minutos de tempo (que você) para respirar, observar com atenção plena e aproveitar o momento.
  • Isto é o que se pode imaginar, durante esse espaço de tempo mindfulness:

    • Que cores existem cerca? Como se vê a luz?
    • A que temperatura? O que você pode sentir?
    • O que cheiros e sons, você percebe?
    • Como você se sente? O que estado de ânimo você pode definir que nesse instante?

    Converter este exercício mindfulness em um novo hábito não é uma “seria interessante tê-lo na minha rotina” mas sim um “eu preciso tê-lo na minha rotina”.

    Pense nisto: é dar à sua mente um espaço para se esticar e relaxar, é como um spa de pensamentos.

    “Este exercício mindfulness é como um spa para sua mente…”

    Aconselho-Te que continue com este hábito, pelo menos durante 8 semanas, para que você possa ver a diferença. Lembre-se que os benefícios são sutis, pequenos detalhes no seu dia-a-dia, que fazem você se sentir bem, então você tem que estar atento!

    Atualmente a maioria dos telefones celulares equipados com câmera assim que é muito simples colocar em prática este exercício mindfulness, desfrutar dos benefícios e se sentir melhor do que antes.

    De qualquer forma, você também pode dar variações, por exemplo: experimenta pela janela e escrever sobre o que você está olhando, ou desenhar esse espaço.

    E você, o que um outro exercício mindufulness conhece? você já praticado antes da atenção plena em sua rotina?… compartilhe comigo a sua resposta nos comentários aqui em baixo.

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    5 Comentários:

    Deixe um comentário

  • Muito obrigado. Se deus quiser eu vou colocá-lo em prática.

  • Você verá a diferença em seguida 🙂 um abraço Luis e obrigado por ler!

  • Vou tentar ver como me vai 🙂

  • Pois mãos à obra com o “daily mindfulness”, a partir de hoje e por oito semanas.
    Obrigado Tania por contribuir para a saúde física e mental que nos dá através de habitualMENTE.
    Parabéns!

  • Interessante artigo.
    Colocá-Lo em prática. Eu gosto mais das manhãs, me parecem mais frescas.
    Obrigado Tania.

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    Sobre Tania Sanz:

    Empreendedora, escritora, nutricionista e apaixonada pelo esporte. Minha missão é ajudá-lo a melhorar seus hábitos e transformar sua vida.

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