10 formas efectivas de ser feliz y sentirte bien a partir de ahora

10 formas efectivas de ser feliz e sentir-se bem a partir de agora

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Há muitas ações que dependem apenas de você e que você pode fazer HOJE para melhorar a sua atitude e satisfação perante a vida

Além disso, podemos transformar estas ações em diários, assim, quase sem perceber, nos tornamos uma pessoa alegre e feliz de uma forma natural.

Mas, antes de dizer-lhe de que tratam está pequenas ações, é importante explicar a verdadeira definição de felicidade.

O que é a felicidade?

A felicidade é uma palavra complexa e difícil de definir, sobre tudo porque o caminho para a felicidade é diferente para cada um de nós.

Eu não sou psicóloga, e por isso me dei ao trabalho de investigar em profundidade o tema.

É verdade que alguns dos fatores que afetam podem estar fora de nosso controle (tais como a genética ou a determinadas circunstâncias). Mas sempre há ações que podemos tomar a partir deste momento, para amplificar os nossos bons sentimentos.

O psicoterapeuta , especialista no tema, comenta que a felicidade consiste em ir tomando dia-a-dia pequenas decisões, que se traduzem em ações para viver mais feliz.

A felicidade é a decisão de escolher atitudes e comportamentos que fazem nos sentir melhor todos os dias

Segundo o especialista, agir de forma coerente com nossos valores e objetivos pessoais, nos permite tomar estas pequenas ações em relação a nossa felicidade e, desta forma, ter uma combinação de emoções mais positivas que negativas.

É certo que, em alguns dias você pode sentir-se melhor do que outros (talvez te afete o clima ou alguma data em especial). Mas se o total de dias por ano você decidir se sentir bem e feliz, estas no bom caminho.

“A felicidade é uma decisão de todos os dias…”

O que posso fazer para decidir ser feliz ?

As pessoas felizes se dão conta de que a felicidade se torna um hábito. Não são vítimas das circunstâncias. Também não perseguem essa “felicidade” em alguma pessoa ou um bem material.

Embora pareça impossível, você pode assumir o controle para sorrir mais vezes ao dia e estar mais satisfeito com a vida.

Essas pequenas ações são divididas em duas partes:

  • As que melhoram a nossa percepção e relação com o mundo exterior
  • As que vêm de dentro de nós e, dependendo de nossa atitude perante a vida

Tentar introduzir qualquer uma (ou todas) essas ações na sua rotina. Assim, garantimos que você sinta-se melhor e ser mais feliz por dentro e por fora!

Ações para ser feliz de fora para dentro

1.- Entre em contato com a natureza

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Lembras-te daquele dia nostálgico quando saíste para ir dar um passeio? Certamente você se sentiu melhor depois de fazê-lo.

Está comprovado que viver perto de espaços verdes ou ter contato com a natureza, está associada a uma melhor saúde mental. Simplesmente porque a conexão com outros seres vivos tem um impacto positivo na sua sensação de bem-estar 1

É tão forte o estímulo, que o só olhar algumas imagens de natureza, pode estimular partes do cérebro que estão associadas com a felicidade 2

Além disso, passar o tempo ao ar livre nos expõe à luz solar, o que ajuda absorbamos melhor vitamina D. viu-Se que os baixos níveis desta vitamina (hormônio) relaciona-se com a maior depressão 3.

Sal a dar mais passeios e não se esqueça de usar protetor solar!

O que você pode fazer hoje:

  • Baixe duas paragens antes do metro ou estacionar o carro mais longe para que passe mais tempo ao ar livre.
  • Organiza um passeio no campo ou piquenique no parque no fim de semana e convive com a natureza, você vai notar a diferença imediatamente.

2.- Cuide de seu corpo, fazendo exercício

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Se você acha que fazer exercício se trata apenas de construir seus músculos, você está errado.

Verificou-Se que o hábito do exercício físico promove a felicidade a longo prazo 4

Além disso, a atividade física tem muitos benefícios para a sua saúde em geral e para a sua saúde mental. Isto são apenas algumas das maravilhas que o exercício faz por você:

  • Ninguém está muito contente quando fica doente. Por isso, o exercício ajuda o nosso corpo a produzir anticorpos e proteínas que combatem as doenças 5
  • Libera algumas substâncias químicas, chamadas de “endorfinas”, que melhoram seu humor e promovem sentimentos de euforia
  • Combate a depressão e 6
  • O que você pode fazer hoje:

    • Se você não tem o hábito de fazer exercício, comece com muito pouco: siga os 5 passos fáceis
    • É válido combinar as 2 estratégias: natureza+exercício ¡anda no parque de alguns minutos!
    • Se você já faz exercício, teste com um novo esporte, uma aula de yoga, zumba ou de alguma rte marcial, você verá que a sua atitude melhora.

    3.- Faça algo de bom por alguém

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    Fazer algo pelos outros é uma poderosa forma de aumentar a nossa própria felicidade e também deixar um grão de areia no estado de espírito dos outros.

    Isso não significa apenas dar dinheiro para alguém que está pedindo na rua. Dar algo para os outros pode ser tão simples como uma única palavra amável (um bom dia antes de pedir um café, um obrigado ao motorista do ônibus). Também pode ser uma simples atenção, como recolher o correio do vizinho ou ceder o assento no metrô.

    Os estudos científicos demonstram que ajudar os outros aumenta a satisfação com a vida, fornece um sentido de significado, aumenta os sentimentos de competência, melhora o estado de ânimo e 7

    Verificou-Se que dar um pouco de seu tempo livre para fazer voluntariado, também aumenta sua percepção de bem-estar 8

    O que você pode fazer hoje:

    • Proponte cumprir com uma pequena ação boa de cada dia para ajudar alguém
    • Se você tem a possibilidade e um pouco de tempo, participa de um programa de voluntariado. Pode ser em um canil, um orfanato, com o plantio de árvores, etc., Existem milhares de instituições que precisam de sua ajuda.

    4.- Aprenda, ou experimente algo novo

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    Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo? …

    Se você se lembrar de sua infância, sabe que criança aprende a cada dia, pode não ser algo significativo e importante. Mas há sempre algo para descobrir.

    Infelizmente isto vai-se perdendo com o tempo (e não deve ser assim).

    O aprendizado afeta o nosso bem-estar em muitas maneiras positivas. Nos expõe a novas ideias e nos ajuda a manter nossa mente curiosa. Além disso, nos dá um sentimento de realização e ajuda a aumentar a nossa confiança.

    A melhor parte é que aprender algo novo e ser feliz é um caminho de duas vias: aprender algo melhore a sua percepção de bem-estar, e esta percepção ajuda a aprender mais coisas 9

    Aprender uma nova habilidade, embora seja pequena, como: uma técnica de primeiros socorros ou uma palavra em outro idioma, melhorar a sua capacidade intelectual e sua motivação diária.

    Aprender, também significa descobrir ou tentar coisas novas. Não tem por que ser coisas muito grandes e ambiciosas (embora possam sê-lo), o objetivo é reinventar a sua rotina fazendo espaço para coisas novas.

    O que você pode fazer hoje (algumas idéias):

    • Toma um caminho diferente para o trabalho
    • Lê um jornal diferente ou um
    • Visite uma loja que você não conhece (mesmo que não compre nada)
    • Se um turista em sua própria cidade
    • Experimente uma comida de outro país ou cozinhar uma receita nova
    • Prática de um jogo que não vi (até mesmo a popular app móvel conta)

    5.- Conversa mais e cultiva relações

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    Reservar mais tempo para as pessoas que você se importa e aumentar as suas conexões sociais, gera uma sensação de satisfação e bem-estar.

    Por alguma razão, quando entramos no modo de “rotina” por exemplo: trabalho, escola, filhos, obrigações, deveres… nos esquecemos de fazer as coisas que nos fazem felizes. Como essas conversas profundas com seus amigos de toda a vida.

    Nossas relações com outras pessoas são a chave para a nossa felicidade. A conexão social faz parte de um estilo de vida saudável. Porque estas relações estreitas com os amigos e a família, dar amor, finalidade e aumentam os nossos sentimentos de auto-estima.

    Conversar com as pessoas ao nosso redor (ouvir e ser ouvido) leva-nos a uma maior sensação de bem-estar, relações mais fortes e para uma melhor experiência com nosso ambiente.

    Estudos mostram que as pessoas com relações fortes são mais felizes, saudáveis, e até vivem mais tempo. Além disso, as conversas significativas te fazem mais feliz 10

    Se você tem pessoas de confiança perto de você, como a sua família ou amigos, não fale só do clima ou do placar do último jogo de futebol, o melhor é conversar profundamente e desenvolver um espaço em que se possa falar de suas opiniões, pensamentos e emoções.

    Nada se compara como conversar com a pessoa, mas se isso se complica, atualmente temos ao alcance muitas formas de comunicar e a maioria desses meios são grátis!.

    Assim, não há pretextos para não dizer: “olá, como está?” a aquela pessoa especial.

    O que você pode fazer hoje:

    • Cumprimenta com um sorriso aos seus vizinhos
    • Atreva-se a conhecer novas pessoas
    • Telefona aos teus pais e avós
    • Visita à sua família (mesmo que não seja um natal)
    • Faça um esforço e reserva uma tarde com seus amigos

    Agora você já sabe como ser mais feliz e se sentir melhor com o seu ambiente, mas, além disso, necessita construir hábitos que lhe permitem melhorar a percepção vice-versa.

    Ações para ser feliz de dentro para fora

    6.- Dorme melhor

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    Sabemos que o sono ajuda o corpo a se recuperar do dia e reparar. Além disso, ajuda-nos a comer melhor e a serem mais produtivos.

    Mas, verifica-se que também é importante para a nossa felicidade.

    Quando estamos cansados, reagimos pior diante de qualquer situação e, tornamo-nos muito mais sensíveis às emoções negativas.

    Nós vemos tudo de forma mais pessimista e, em nossa mente só aparecem memórias cinzentas.

    Isto acontece porque os estímulos negativos são processados em uma parte do cérebro chamada amígdala. Enquanto que as memórias positivas ou neutras são processados por outra área, que é chamado de feto.

    A falta de sono afeta o hipocampo de forma mais dura que a amígdala. O resultado é que as pessoas com falta de sono não conseguem se lembrar de boas lembranças, mas se recordam os negativos 11

    Em um experimento, os participantes privados de sono trataram de memorizar uma lista de palavras. Eles podiam se lembrar de 80% das palavras com uma conotação negativa, como “câncer” ou “doença”. Mas só podiam lembrar-se menos de 30% das palavras com uma conotação positiva ou neutra, como “sol”, “sorriso” ou “árvore” 12

    Além disso, quando não dorme o suficiente, aumentam os níveis de uma hormona chamada cortisol. Conhecida por sua relação com o estresse. 13.

    O tempo e o profundo durma prejudica o seu estado de espírito quando você acordar, o que pode fazer uma grande diferença no seu dia.

    O que você pode fazer hoje:

    • Faça um esforço para ir para a cama uma hora mais cedo do que de costume,
    • com os passos para criar um ritual que ajuda a dormir melhor e acordar de bom humor a partir de hoje à noite.

    7.- Proponte e planeja suas metas

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    Está demonstrado cientificamente que o sentir-se bem com o futuro é importante para a nossa felicidade 14

    A escolha de objetivos ambiciosos são uma bússola que lhe dão sentido. Além disso, trazem um sentido de realização e satisfação quando os alcançamos.

    Todos nós precisamos de metas para nos motivar e estas devem ser suficientemente desafiantes para emocionarnos, mas, ao mesmo, tempo, suas metas devem ser alcançáveis.

    Se tentamos planejar algo distante de nossa realidade neste momento, só sentiremos a ansiedade e o stress, além disso, se não conseguirmos no tempo planejado sentiremos uma espécie de derrota que não contribui para fortalecer nossa auto-estima, 15.

    Quando pensamos no futuro, todos nós estamos adivinhando até certo ponto, por isso, é importante manter os pés no chão. Uma perspectiva muito otimista pode ser inútil e até contraproducente.

    Ter expectativas pouco realistas pode levar à decepção, um sentimento de fracasso e de uma visão mais pessimista do futuro. Pmas se tomamos uma visão realista, mas ao mesmo tempo otimista dos resultados, aumentar a probabilidade de

    No entanto, o planejar e ter objectivos mais realistas e realizáveis podem contribuir para a felicidade de várias maneiras. A investigação científica mostra que o simples fato de planejar esses objetivos gera um sentimento de positivismo no dia-a-dia, por exemplo planear umas férias para o futuro 16

    Em outro estudo, demonstrou-se que o simples fato de pensar uma experiência gratificante próxima (como ver um filme que você gosta, ou a tarde com os amigos) elevar os seus níveis de endorfinas em 27% e reduz seus níveis de stress. As endorfinas são substâncias em seu cérebro responsáveis pela sensação de euforia e alegria. 17

    Portanto, ter metas atingíveis e ter planejado, de forma realista, é uma forma de ser feliz no tempo presente. As metas podem ser a longo prazo, a curto prazo, ou até mesmo no dia a dia.

    Por exemplo: Um objetivo a longo prazo poderia ser se tornar um médico ou ganhar uma competição. Um objetivo a curto prazo poderia ser organizar uma festa ou entrar em um jogo de futebol no fim de semana. Em troca de uma meta a curto prazo pode ser cozinhar algo diferente ou ficar com um velho amigo esta tarde.

    O que você pode fazer hoje (algumas idéias):

    • Escreva as suas metas a longo prazo como você vez em alguns anos?
    • Planeja uma viagem para o futuro (embora ainda não tenha uma data específica)
    • Procure os próximos lançamentos de filmes e programa uma viagem ao cinema
    • Planeie com antecedência tu próximo fim-de-semana, o que você gostaria de fazer?
    • Investe seu dinheiro em experiências e não em coisas materiais, pois foi visto que contribui mais a sua felicidade a curto e longo plazo18

    8.- Agradece as pequenas coisas

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    Esta é uma estratégia aparentemente simples, mas achei pessoalmente sim, pode fazer uma grande melhoria no seu sentimento de felicidade diária.

    Talvez nos deixamos levar pelas circunstâncias do momento, ou talvez desejamos cada vez mais coisas e exigimos o céu e a vida levá-los o mais rápido possível.

    Algo assim como:

    -“Quando você tem uma casa com piscina serei feliz” ou -“Quando você terminar a minha carreira e ter um emprego melhor, estarei plenamente satisfeito”

    E então… você tem a casa e o trabalho e ainda não é feliz.

    Parar e observar tudo o que já temos e agradecerlo é uma das melhores formas para avaliar o nosso presente e nos sentimos mais satisfeitos com o que somos e o que temos.

    Em um experimento, os participantes escreveram cada dia sobre aquilo que os fazia sentir-se gratos, seus estados de ânimo melhoraram nos primeiros dias de esta simples prática. Os resultados sugerem que uma abordagem consciente de agradecer pode ter benefícios emocionais e interpessoais.

    Em outro estudo, demonstrou-se que o ser grato ou não grávida, afeta diretamente a sua percepção de felicidade. Os participantes que escreveram cartas de agradecimento diminuíram os sintomas depressivos. 19

    O que você pode fazer hoje:

  • Antes de dormir, pensa ou escreve 3 coisas que você está grato. Podem ser coisas muito importantes como a sua família, amigos ou um bebê a caminho, mas, também podem ser coisas bastante comuns, como, comer seu sorvete favorito, sua cama, as moedas do seu cofrinho ou o simples fato de ter o ar em seus pulmões
  • 9.- Lembre-se de algo e sorri

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    Alguma vez você reíste só por lembrar de algo engraçado?

    Isso acontece porque nossos pensamentos definem o nosso estado de ânimo do momento. De tal forma que, uma imagem ou uma lembrança agradável, desencadeia uma sensação positiva.

    Uma vez que os músculos sorridentes, se contraem, inicia-se um circuito de retro-alimentação positiva que reforça o nosso sentimento de alegria.

    Por isso, é importante sorrir todos os dias. Mesmo durante aquelas situações em que não podemos fazer nada, mas que nos afetam).

    Julgues que é difícil e até mesmo inútil, mas você está errado. Sorrir sim pode fazer você se sentir melhor, mas este efeito é mais eficaz quando o apoiamos com

    Um novo estudo 20 sugere que um sorriso falso pode piorar o seu estado de espírito. Foram examinados os efeitos de um sorriso falso e um sorriso como resultado de lembranças agradáveis ou de uma melhor percepção da situação atual.

    Os participantes que sorriram como resultado de cultivar pensamentos positivos profundos (como umas férias tropicais ou o festival de seu filho) tenderam a melhorar o seu humor de forma impactante.

    Em poucas palavras: o nosso cérebro se sente bem e nos diz que há que sorrir, sonreímos e dizemos ao nosso cérebro que se sente bem e assim por diante.

    O que você pode fazer hoje:

    • Pense em algo bonito, lembra-se de alguma piada, ou alguma situação engraçada que estimule o seu sorriso.
    • Pensa em melhor situação do dia ou dos dias anteriores, o que te fez sentir bem?
    • Ouça música com a intenção de sentir-se bem. As pesquisas mostram que ouvir música com o objetivo e o desejo de ser mais feliz, na verdade, pode conduzir a uma maior felicidade do que simplesmente ouvir música para o bem de ouvir 21

    10.- Aprenda a controlar seus pensamentos

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    Aprender a controlar seus pensamentos é uma habilidade para melhorar a sua felicidade interior. Uma forma eficaz de treinar esse super poder é meditando.

    A meditação é frequentemente considerada como um hábito importante para melhorar a concentração e diminuir o stress, mas, acontece que também é útil para melhorar a sua felicidade:

    Novas investigações em neurociência e descobriram que aquelas pessoas que meditam regularmente, modificam-se, literalmente, em sua estrutura cerebral 22

    Em um estudo, foram avaliadas radiografias cerebrais de 16 pessoas antes e depois de um curso de oito semanas de meditação e atenção plena. As partes do cérebro associadas com a compaixão, a consciência de si mesmo e a felicidade cresceram, e as partes associadas com o stress diminuíram seu tamanho.

    Mas não se preocupe, não tem de se tornar um monge e prender-se em um templo para alcançá-lo. Você pode começar a meditar com o simples fato de relaxar e não fazer nada enquanto isso). É uma forma de dar um descanso à sua mente.

    Às vezes, o simples fato de pensar o que temos que fazer, nos gera uma sensação negativa antecipada. Por isso, relaxar sua mente alguns minutos por dia é uma excelente estratégia para acalmar a ansiedade e evitar sentimentos negativos, durante o dia.

    Meditar exige prática, mas é uma atividade muito poderosa. Limpa, literalmente, a sua mente e te acalma, se provou ser uma forma eficaz de ser feliz e sentir-se melhor.

    Dedicar alguns minutos para meditar, é na realidade um investimento de vida. Levou alguns meses praticando e tenho percebido resultados incríveis. E você também pode experimentá-los.

    O que você pode fazer hoje

  • Tomate alguns minutos para fechar seus olhos, relaxe e respire profundamente
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  • Nota importante: Se você tiver um problema grave de depressão, por favor consulta a um profissional que se avalie de perto.

    E você, o que você faz para se sentir melhor e levantar o ânimo? o que hábitos em sua vida contribuem com a sua felicidade? compartilhe comigo a sua resposta nos comentários aqui em baixo.

    Ajuda a mais pessoas a viver mais felizes e saudáveis compartilhe!

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  • Physical Activity and Changes in Happiness Am. J. Epidemiol 2012
  • Voluntary physical activity prevents stress, American Journal of Physiology August 2001
  • Effects of exercise and physical activity on depression, Irish Journal of Medical Science Junho de 2011
  • Altruism, happiness, and health: it’s good to be good, International Journal of Behavioral Medicine June 2005
  •  Feeling Good about Giving, são paulo Anik, Harvard Business School
  • Improving Learning Performance with Happiness, ScientificWorldJournal. 2014
  • Eavesdropping on Happiness, Psychol Sci. 2010
  • REM Sleep Depotentiates Amygdala Activity to Previous Emotional Experiences Current Biology, 2011
  • Sleep, memory and emotion. Prog Brain Res. 2010
  • Effects of recovery sleep American Journal of Physiology 2013
  • The importance of optimism and goal adjustment Quality of Life Research, 2003
  • In search of realistic optimism American Psychologist, 2001
  • Vacationers Happier Applied Research in Quality of Life March 2010,
  • Cortisol and Catecholamine stress hormone decrease with anticipation The FASEB Journal. 2008
  • The hidden cost of value-seeking The Journal of Positive Psychology 2014
  • Letters of Gratitude Journal of Happiness Studies 2012
  • Investigation of Emotional Labor ACADE MANAGE 2011
  • Mindfulness practice leads to increases in regional brain gray matter density Psychiatry Res. 2011
  • Editado 08.12.2017

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    28 Comentários:

    Deixe um comentário

  • Muito obrigado por seus excelentes conselhos que o senhor te abençoe por ajudar as pessoas que queremos uma vida melhor obrigado

  • Olá João !
    Muito obrigado por ler.

    Fico feliz que seja de grande utilidade para você
    Um grande abraço

  • Obrigado Tania, por essa leitura, hoje compartilhei com minha esposa

  • Olá Vitor,
    Obrigado por ler e, sobretudo, por compartilhá-la. Tenho certeza que será de grande utilidade para a sua esposa.

    Um abraço,

  • Estou esperando as 5 seguintes. Enquanto isso, a colocar em prática essas! 🙂

    Um prazer lê-lo.

  • Olá Ester!
    Muito Obrigado por ler e por seu valioso comentário. Me parece perfeito, ponha em prática estas 5 coisas e você me diz que você foi.

    Um abraço,

  • Olá Tania, eu descobri seu blog há pouco tempo, mas adorei. Tento colocar um pouco fora da “rotina” para ler estas dicas tão bonitos. Obrigado por partilhar! Um beijinho!

  • Pilar!
    Fico feliz que habitualmente faz parte de sua rotina.
    Muito obrigado por ler
    Um beijo,

  • Está muito interessante. quero saber tudo sobre a sentir-me bem comigo mesma e com a vida

  • Coloque em prática alguma das 10 ações e estará tomando a ação para sentir-se melhor. Um forte abraço Osíris

  • Há dias que você precisa de um empurrãozinho diário para continuar na vida eu gosto de caminhar, e o faço com frequência, mas cada vez que eu preciso de um impulso extra passo por uma padaria, aquele cheiro a bolos horneándose faz-me sentir feliz.

  • Olá Fedra,
    É verdade que alguns cheiros nos colocam de boas. Da outra vez eu li que está comprovado que o cheiro a limão melhora seu estado de ânimo. Então, é uma boa estratégia usar o nosso sentido do olfato. Um abraço e obrigado por ler

  • olá…
    obrigado pelos bons conselhos

  • Obrigado por ler Sonia 🙂

  • Boas tardes.

    Muito obrigado por compartilhar e preocupar-se, de alguma forma, para com os outros.
    Muito interessante e bom as dicas que você indicou, não é difícil levá-los a cabo, investimos pouco e ganhamos muito.

    Oxalá tivesse mais pessoas como tu, que desinteressadamente compartilham.
    Saudações.

    Olga Sandoval.

  • Olá Olga,
    Dá-Me muito gosto que você ache o valor dos artigos, agora colocá-lo em prática 🙂 obrigado por ler!

  • OLÁ TANIA ótimo como sempre , quando se vive a alegria de pedaços cada momento pode fazer a felicidade do dia a dia, graças Tania um abraço joão david chile.chao

  • Eu amei a sua frase de João David, vou compartilhar :). Obrigado por ler, um abraço!

  • Tania, ajuda muito com seus conhecimentos, realmente valorizo e agradeço , por melhorar a vida de milhares de pessoas, e me surpreende a sua integridade, de sua inteligência, etc. realmente isso nos esta mudando a vida, e só nos resta a colocá-lo em pratica, OBRIGADO.

  • Olá Renee, muito obrigado a você por ler e por tão valioso comentário (são os que motivam) faça uma saudação!

  • OBRIGADO TANIA M GOSTO MUITO DE TUDO O Q ESCREVE É MUITO INTERESSANTE TUDO BÊNÇÃOS ??

  • Fico feliz de saber isso Maria, um abraço!

  • coindo com todos os conselhos , todos os treinos, às vezes, um mais que o outro. Assim, posso garantir que funcionam. Algumas das coisas que também pratico para me sentir bem é ter um hobby manual, costurar, tricotar, fazer algo criativo com as mãos. Faço mindfullnes, escrever em um diário reflexivo sobre o meu dia e praticar o minimalismo (limpar minha casa, de coisas que não me são úteis ou valiosos para só ficar com as que se o são).
    Saudações

  • Olá Xandra,
    Wow excelentes dicas, vou colocar em prática o do artesanato. Penso que são atividades que nos fazem estar mais presentes e, assim, reduzir o stress.
    Muito obrigado por ler e por seu comentário.

  • Estes produtos ajudam a crescer! Fantástico!

  • Muito obrigado Ana por seu valioso comentário, fico feliz que goste! um abraço!

  • Eu amei o seu blog, obrigado por compartilhar conosco seus sábios conhecimentos.

  • Obrigado por ler Danieli! um abraço!

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    Sobre Tania Sanz:

    Empreendedora, escritora, nutricionista e apaixonada pelo esporte. Minha missão é ajudá-lo a melhorar seus hábitos e transformar sua vida.

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