La estrategia de hacer dos cosas a la vez para formar un hábito

A estratégia de fazer duas coisas ao mesmo tempo para formar um hábito

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‘>1. O limite para a maioria das pessoas é de 4, mas, em muitos casos, esta atenção dirigida a um certo pensamento, pode diminuir apenas 1 vez. 2 Isso ocorre, de acordo com a complexidade do pensamento.

Por isso, quando conseguimos pensar em mais de uma coisa, estamos simplesmente mudando entre um pensamento e outro. Algo como ligar e desligar o interruptor de luz, uma e outra vez.

pensar en mas de una cosa es alternar un pensamiento y otro

O mesmo acontece com as atividades. Quando conseguimos fazer mais de uma coisa de cada vez (mesmo se você for mulher) simplesmente essas desenvolvendo a habilidade de alternar entre uma ação e outra. Como resultado desta mudança de atenção constante, pode diminuir a sua capacidade de fazer as coisas bem.

Por exemplo: Se, ao mesmo tempo, você está falando por telefone, tomando café, lendo as notícias desportivas e respondendo e-mails, você não está fazendo três coisas, você está fazendo uma e a alternadas rapidamente com outra.

Até que, de repente, lhe responder ao telefone o placar do jogo e tiras o café enquanto você digita o e-mail.

É dizer que, a constante mudança entre uma atividade e outra, não pode se sustentar por muito tempo. É cansativo e absorve muita energia mental.

A boa notícia é que, SE há uma exceção, em que fazer duas coisas ao mesmo tempo é uma vantagem. Como interessante?

Os hábitos, você pode fazer duas coisas ao mesmo tempo

Uma ação repetida sob o mesmo contexto, são armazenadas sob a forma de hábito em seu cérebro. Especificamente em uma parte do cérebro chamada gânglio basal. Aqui se guardam todas essas atividades que já são hábitos 3

A melhor parte de ter hábitos é que estes se realizam de forma automática, o que te dá espaço mental para pensar em outra coisa e fazer outra coisa ao mesmo tempo.

A explicação neurológica é a seguinte: ao executar um hábito, a atividade no gânglio basal aumenta, mas diminui em outras partes do cérebro. Sobretudo em uma parte chamada, o cortex pré-frontal (logo em sua frente), a qual esta responsável, a tomada de decisões conscientes 4

Isto representa uma enorme vantagem, os hábitos poupam valiosa energia mental. Porque eliminam o esforço de decidir, de forma consciente, que é o que você tem que fazer em cada momento.

Os hábitos economizam energia e liberam espaço mental para pensar em outra coisa e executar outras atividades

Em um cenário ideal, ter bons hábitos, permite-lhe navegar em uma vida saudável, sem esforço, pois você não tem que tomar a decisão saudável em todo momento (é automático). A má noticia é que os hábitos também podem ser pouco saudáveis. Então, inconscientemente, suas decisões e ações, se encaminham para um estilo de vida pouco saudável.

Por isso, se torna muito importante ter hábitos saudáveis. E para conseguir isso, tenho em seguida uma estratégia prática, que lhe permite ter novos hábitos saudáveis em sua rotina, aproveitando esses hábitos que já tem para economizar energia mental, esforço e tempo.

A estratégia do sanduíche para formar novos hábitos

la estrategia del sandwich para formar un nuevo habito

Pensa em um dia normal em sua rotina.

Talvez, sem perceber, você já está fazendo 2 atividades de cada vez, sem muito esforço. Simplesmente porque uma dessas atividades, já é um hábito armazenado em seu cérebro. Por exemplo, você pode conduzir, ouvir a sua música favorita e cantar ao mesmo tempo. Você pode lavar os dentes e pensar na sua agenda do dia, de cada vez.

Esta estratégia é o mesmo. Só que, em vez de torná-lo um hábito e uma atividade ao acaso, trata-se de realizar esta atividade, que já é um hábito e conciliá-la com outra atividade que pretende transformar em um hábito.

A estratégia do sanduíche, procura conciliar um hábito estabelecido com outra atividade que pretende transformar em um hábito. Como fazer um sanduíche!

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Esta estratégia só pode ser usada para certos hábitos. É muito específica e você terá que avaliar se, finalmente, se encaixa nessa atividade saudável que você deseja incorporar em sua vida.

A vantagem é que te dá uma motivação extra, porque esse hábito já faz na sua vida e te permite ser constante na nova atividade, que deseja transformar em um hábito saudável.

Gretchen Rubin, uma excelente autora de livros sobre felicidade e hábitos, também fez referência a esta eficiente estratégia de fazer duas coisas ao mesmo tempo. 5

Com tudo isto, não quero dizer que o multitasking (fazer muitas coisas ao mesmo tempo), seja em todos os casos ideal. Simplesmente, existem certas atividades que podem se transformar em hábitos, te apoiando, ao mesmo tempo em outras atividades que sejam hábitos.

Para colocar em prática a estratégia do sanduíche, você só tem que preencher o seguinte enunciado:

Esta atividade _______ já é um hábito na minha rotina e posso conciliá-la com _______[insira aqui a atividade que quiser incorporar]

Por exemplo:

  • Tirar o cão é um hábito e pode ser combinou com correr alguns minutos
  • Conduzir o trabalho já é um hábito e pode ser combinou com ouvir um audiolivro
  • Viajar de trem já é um hábito e pode ser combinou com ler umas páginas de livro
  • Ver um programa de tv já é um hábito e pode ser combinou com fazer algumas flexões durante os anúncios
  • Ouvir música durante a tarde já é um hábito e pode ser combinou com lavar e cortar os legumes para o jantar
  • Tomar o café da manhã já é um hábito e pode ser combinou com escrever a sua tarefa mais importante do dia
  • Chuveiro na parte da tarde, já é um hábito e pode ser combinou com alguns minutos de meditação
  • Rasurarte pela manhã já é um hábito e pode ser combinou com o ouvir o curso de inglês que você nunca tem tempo de aprender

ito-que-ya-tengas.gif” alt=”uma nova atividade e um habito que você já tem” width=”1″ height=”1″ />

Eu tenho um vizinho que pega seu cachorro todas as manhãs e trota, enquanto o cão anda pelo parque. Ele me contou que antes tirava o cão e enquanto fumava um ou dois cigarros. Até que decidiu reduzir a quantidade de cigarros e começou a andar em vez de fumar. Ele aplicou a estratégia do sanduíche, para ter um hábito saudável e deixar um hábito pouco saudável.

Conheci uma senhora que durante a novela das 6 p. m., limpava a casa sozinho durante o anúncio. Ela diz que lhe custava muito mais começar a limpar depois de ver televisão e a correspondência das atividades, era surpreendente o quanto que eu podia fazer em tão pouco tempo.Ela aplico a estratégia do sanduíche e encontrou o tempo perfeito para deixar de adiar a atividade que lhe custava.

É verdade que muitas atividades não podem ser compaginadas e esta estratégia não pode ser aplicada. No entanto, muitas outras atividades que você gostaria de ter hábitos, podem se encaixar em algum hábito do seu dia.

As 2 regras para colocar em prática a estratégia

Para que a estratégia do sanduíche, tenha resultados efetivos, você tem que prestar atenção a estas duas regras:

Primeira regra: é importante que você coloque em prática esta estratégia, só para ter hábitos saudáveis.

Talvez atualmente, estas aplicando esta estratégia para manter hábitos pouco saudáveis (sem perceber), por exemplo:

  • Sair sábado com os amigos é um hábito e beber álcool em excesso se torna fácil de combinar
  • Ir ao cinema uma vez por semana é um hábito e se torna fácil para você tomar coca-cola de um litro e meio de cada vez
  • Tomar um café pela manhã é um hábito e acompanhá-lo com um charuto é “normal”

Segunda regra: compartilha sua nova atividade com um hábito estabelecido

O mais importante, é que a sua nova atividade saudável, seja compaginada com um hábito saudável ou neutro que já tenha incorporado em sua rotina. Caso contrário, o esforço mental será muito maior e não dará resultado.

Uma vez que você ponha em prática esta estratégia, você vai encontrar milhares de vantagens, estas são algumas delas:

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Lembre-se que ter hábitos saudáveis é o melhor investimento de tempo que você pode fazer. Aplique em sua vida a estratégia do sanduíche, para ter hábitos saudáveis ou até mesmo reforçar os que já tem, a partir de hoje.

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  • Editado 21.09.2017

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    10 Comentários:

    Deixe um comentário

  • Excelente informação amiga. Muito obrigado por compartilhar.

  • Congratulo-Me, José, muito obrigado por ler 🙂

  • Muito bom, Tania. Usar outro hábito como lembrança para forma um novo é uma das melhores estratégias que você pode tomar.

  • Exatamente Joan, muito obrigado por ler e por seu comentário. Um abraço!

  • Obrigado Tania, uma grande ajuda tê-lo para compartilhar tão bons artigos e estratégias. Um agrado.

  • Olá Tania,dá-me muito estar novamente contigo bom um artigo muito interessante conto-te que enquanto você leia inconscientemente meus madibula estavam triturar a sobremesa ou seja, as nozes e o amendoim da avenay o iogurte natural, que por sinal é delicioso como estou em acao Tania, obrigado pelo seu bom artigo.nós vemos um grande abraço jose david de chile

  • Tania favor, perdoa-me falta a palavra gosto como sera que me falta pratique duas coisas ao mesmo tempo? até o Tania

  • OLÁ TANIA UM PRAZER RECEBÊ-LO
    RECENTEMENTE VI UM DOCUMENTÁRIO DE UMA PESSOA, AUSTRALIANO, QUE FAZ DIETA DE SUCOS POR 60 DIAS. SE LIVRA DO EXCESSO DE PESO, ALERGIAS E TODO O TIPO DE RISCOS DE DOENÇAS “MODERNAS”: PRESSÃO ALTA, DIABETES, ETC . . . NÃO TEM REGRAS NO PREPARO DE SUCOS. CONVINA TUDO COM TUDO, E FALA DE “LIBERTAR” OS MICRO-NUTRIENTES DOS ALIMENTOS QUE SÃO MELHOR APROVEITADOS PELO ORGANISMO. VOCÊ TERÁ INFORMAÇÕES A RESPEITO? FICO NA ESPERA DE SEUS COMENTÁRIOS

  • Olá Rodrigo,
    Estou sempre a favor de mudanças saudáveis e de tentar comer mais alimentos naturais e menos processados. Eu não vi o documentário que me expõe, mas, do ponto de vista nutricional é melhor comer frutas que beberlas. Os nutrientes de uma fruta chegaram intactos se come.
    Um abraço!

  • muito bem obrigado ,ótimo conteúdo

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    Sobre Tania Sanz:

    Empreendedora, escritora, nutricionista e apaixonada pelo esporte. Minha missão é ajudá-lo a melhorar seus hábitos e transformar sua vida.

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