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E é que as promessas são muito importantes para nós, certo?

Se lhe prometes algo a sua mãe ou um amigo o mais provável é que dá tudo de si mesmo para cumpri-lo, llegarías a extremos heróicos para não decepcioná-los (assim como o papai ta).

Simplesmente porque você quer que as pessoas ao seu redor confie em você, quer ser uma pessoa de palavra, que quando você diz que irá fazer algo, é porque você vai e ponto bola.

Mas (aqui vem o “mas” com o que mais nos tropeçamos) quando nos prometemos metas para nós mesmos, a coisa muda.

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Por alguma razão, sim “nos permitimos” falhar, porque, pois, “não acontece nada” e ficar mal com você mesmo não é tão grave (ou assim parece).

Todos nós temos prometido algo para nós mesmos alguma vez… que você me diz dessa interminável promessa de ir para a academia 4 vezes por semana, trabalhar focado, sem distrações no facebook ou comer mais frutas e menos doces.

Infelizmente, nestas situações, não damos tudo de nós, não poderíamos ter chegado a extremos heróicos para se cumprir o que nos prometemos ou, melhor dito, o que nos propusemos.

E sim, sentimos uma leve sensação de culpa, remorso ou frustração, mas, mais cedo ou mais tarde continuamos com a nossa vida, escondemos essa meta, no canto empolvado de as coisas não cumpridas e todos felizes e contentes.

Sentimos um leve consolo buscando uma explicação que nos ajude a entender por que não somos capazes de estar para sempre e para sempre motivados.

Além disso, a famosa “falta de [insira aqui qualquer palavra]” é a melhor justificação para qualquer fracasso pessoal e a desculpa mais socialmente aceito.

Mas ei! você e eu sabemos que, no fundo, fallarte a si mesmo sim, dói e, honestamente, gostaria de uma solução que o ajude a ser constante, sem desculpas.

E você sabe o quê? em seguida, quero explicar uma técnica baseada na ciência) que pode ajudá-lo, é precisamente a que o parágrafo anterior se torne uma profecia cumprida.

Não, não é nenhum feitiço mágico.
Não, não é um caminho mais curto ou uma solução rápida.

Trata-Se de uma técnica que lhe ajuda a passar de uma melhor forma esse processo que te leva para o seu objetivo. E o mais importante, o que te ajuda a ser uma constante para ver o resultado que se motivam a seguir.

Uma técnica que ajuda a ser constante em tudo (absolutamente tudo)

Pense nisto: o truque de cumprir qualquer promessa, não é a promessa em si, mas o processo que atravessamos para atingi-las certo?

Assim, sem importar qual é a sua meta, estou segura de que está técnica será super útil.

Pinky promise.

A constância é a chave para conseguir absolutamente tudo

A piedrita no sapato da maioria é aprender a ser constantes, mas, acho que, muito antes de ser constantes o problema é que não sabemos, exatamente, como saber se temos sido constantes ou não.

Me explico melhor, se te perguntam quantas colheres de sopa de açúcar para o seu café, você só tem que dar uma quantidade e pronto; se te perguntam quantos dias esteve de férias, você só tem que olhar de soslaio o calendário e saber com certeza se te perguntam quanto dinheiro você tem no banco, com um simples clique você saberá imediatamente.

Mas, com as metas, as coisas são mais abstratas, não têm sempre uma medida de medição, não é tão simples de saber se você, assim como você não pode pedir de presente de aniversário 10 colheres de sopa de saúde certo?

Por isso, antes de culpar o céu e a sua falta de força de vontade é importante que seu objetivo tenha uma medida ou forma de medição para que consiga saber se é constante.

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Como encontrar uma medição para o meu objetivo?

Fica comigo porque está parte é muito importante.

Nos parágrafos anteriores falamos que nossas metas são muito borradas, por exemplo:

– Eu quero comer melhor
– Eu quero fazer exercício
– Quero ler mais

E assim uma longa lista que acabou de escrever amanhã à noite.

Por favor, leia com atenção essas metas saudáveis.

O que notas?

Não se preocupe, eu te digo: são metas que não são específicas. Não têm, nessa medida, que o ajudará a saber se é constante ou não.

E a melhor medida para uma meta é uma ação concreta e específica (volta a ler isso).

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Tomemos o exemplo de”fazer exercício”. Bem, fazer exercício pode ser sair para andar de bicicleta, mas também pode ser ir ao ginásio, dançar, fazer uma rotina em casa, correr no parque, etc.

O mesmo para “comer melhor” ou “perder peso”, ” o que é alimentação saudável? qual será a ação empezarías? como adicionar uma saborosa fruta em seu café da manhã?o jantar rápida de salada de legumes?….

Quanto mais específico for o seu objetivo, mais possibilidades de ser constante e de obter resultados.

Além disso, como já sabemos, essa ação representa a medida de que falávamos. Essa medida, que lhe permite verificar que tão constante tens sido.

Como conseguiu sair para uma caminhada de 5 minutos ou não?
Você já leu um capítulo do livro, na parte da tarde, ou não?
O Meditaste por 10 minutos no período da manhã ou não?

O melhor de tudo é que você poderá saber o que fazer exatamente para conseguir a meta que se propusiste

– Ótimo Tania, mas, ainda não me disseste a técnica prometida para o início

A técnica do auto-registro para ser constante

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Já que isso de “auto-registro” ouve-se como a técnica mais chata do mundo.

Mas, antes que você deixe de ler, deixe-me explicar do que se trata e, sobretudo, por que funciona.

Auto monitorar sua constância significa registrar a cada dia, se você cumpriu com essa ação específica ou se não o fizeste.

“Monitorar e / ou gravar o progresso do objetivo é um proceso crucial, que assegura que os objetivos se traduzem em ação”

Estas palavras vêm de Benjamin Harkin, que fez uma revisão exaustiva sobre o tema e seu trabalho foi publicado em uma reconhecida revista científica 2. De acordo com os resultados deste interessante estudo sobre o monitoramento dos avanços melhora o seu desempenho e a probabilidade de atingir seus objetivos.

O simples fato de supervisarte a ti mesmo, te lembra constantemente o que você deseja alcançar, mas o mais importante, ajuda-o a vê-lo com outra perspectiva, como se você visse no espelho 3

Esta forma objetiva, de ver-te a ti mesmo, estimula área do cérebro que é responsável pela inspiração, a motivação e o apego aos objectivos a longo prazo.

Foi visto que as pessoas que registram o avanço em qualquer tarefa, têm mais possibilidades de continuar, mesmo se essa tarefa se torna mais difícil com o tempo 4

Este é um fenômeno que a psicóloga de saúde, Kelly McGonigal, chama de “O poder de querer” (Want Power, em inglês) 5 6

Este poder é a forma mais potente de sua força de vontade. Cria a mesma centelha de motivação para agir como a que sentimos o primeiro de janeiro ou quando nos inspiramos com um grande discurso.

Assim, repito: quando você registrar seus avanços naturalmente, você se torna mais constante e cria-se esse grande poder do querer.

Quando você registrar seus avanços, você se torna constante…

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Este poder do querer, desencadeia uma avalanche de energia para continuar o processo independentemente de quão difícil se torna a missão e, (aqui vem a melhor parte) alcançar a hortelã inicial e até mesmo outras aspirações maiores 7

As metas são apenas um ponto em seu caminho, o verdadeiro realização é continuar constante, continuar o processo e atingir metas mais difíceis e desafiadores a cada vez.

Já não é escuta tão chata esta técnica certo?

Se você tem a intenção de , esta técnica também funciona para você. Vários estudos têm demonstrado que monitorar sua consistência com o exercício, o ajuda a ser mais constante 8 e, além disso, desfrutá-lo enquanto o faz 9 10

O mesmos grandes resultados aparecem quando monitoramos nossas finanças pessoais para economizar mais dinheiro 11. Assim como para melhorar a nossa produtividade e ter mais tempo livre. 12

Outro ponto importante. Como os humanos somos muito maus lembrando, está técnica que ajuda a medir ao certo quanto já avançado o que te motiva a continuar mais um dia e outro e outro… ao ver essa quantidade de dias acumulados não vai querer falhar.

Pense nisso, marcar o dia #1 cumprindo sua ação específica, você se motiva a continuar com o dia #2 e quando chega o dia #10 vai querer continuar o #20 e é natural seguir até o dia #1678…

Esse é o tipo de motivação que se mantém no caminho, que não te deixa desistir.

É a mesma motivação que faz com que os atletas consigam terminar uma maratona: ver os milhares de passos que deram 13

Interessante, certo?

– Bom, e o que acontece se a falha com a minha ação?…

Eu estou feliz que eu pergunte.

Se um dia NÃO cumpre seu objetivo, esse espaço em branco faz consciente da situação.

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Dá-lhe a oportunidade de analisar o que foi que te fez falhar e, é claro, de tomar ação para retomar o caminho.

Se você mantém um registo da sua evolução, não significa que você será perfeito cem por cento dos dias, porque é certo que cometer erros que fazem você falhar no futuro, mas, serão novos erros, em vez de repetir os anteriores.

Você está listx?

2 passos para colocar em prática a técnica do auto-registo

Como você já sabe, a chave é transformar essa meta em uma ação concreta e específica.

Interessa-Nos adquirir o hábito e não apenas saber como atingir os objectivos.

Por isso, antes de seguir, quero contar-lhe a única regra para que está a técnica funcione.

A única regra é que seu objetivo (e ação específica e concreta) seja um hábito que você quer construir e não quiser eliminar

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Vou explicar por que:

Nosso cérebro não funciona negativos. Temos um bug em nosso sistema operacional, e quando tentamos suprimir um pensamento, só aparece de forma mais frequente.

Talvez você lembre-se naquela ocasião em que decidiu parar de fumar e todo o santo dia, o cigarro é caminhar por sua cabeça. O mesmo quando se prometeu deixar as batatas fritas, ou o chocolate e o pensamento apareceu constantemente de forma automática até cair na armadilha.

Concentrar toda a nossa energia em excluir certos hábitos de nossa vida, é uma missão de perda.

Uma estratégia melhor é concentrar toda a nossa energia na construção de um novo hábito saudável, que, pouco a pouco, retire a este hábito que queremos eliminar, em primeiro lugar.

Uma vez dito tudo o anterior ¡mãos à obra!

Passo 1: definir uma ação para atingir seu objetivo

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Para definir a sua ação a primeira coisa que você tem que fazer é perguntar-se o que é para mim [meta]?

Por exemplo:

  • Eu quero comer melhor
    • O que é comer melhor? Comer frutas, comer salada, tomar café em casa, levar o tupes para o escritório, etc.
  • Quero fazer exercício
    • O que é fazer exercício? Sair para caminhar, ao parque fazer uma rotina em casa, acudirte para a aula de pilates, dança de alguns minutos, etc.
  • Eu quero ler mais
    • O que é ler mais? Leia um capítulo de uma novela, uma nota do jornal, um artigo do blog Habitualmente 🙂

Não se pular este passo!

Lembre-se que definir a sua ação é um investimento para o futuro. Pois você não terá que estar pensando cada dia como conseguir ser constante, você saberá exatamente o que fazer.

Se não lhe ocorre nenhuma ação, acho que esse amigo, artista ou atleta que já conseguiu o que você quer e pensa em que tipo de ação você acha que teve que tomar?

Por exemplo: se o meu objetivo é mudar para um emprego melhor e o meu vizinho já conseguiu isso, pense qual a ação teve que tomar?. Talvez, ele teve que aprender inglês por as tardes, se inscrever para um curso pela internet, etc. o que eu quero dizer?

Uma vez que tenha uma ação concreta e específica para medir os dias em que si é constante, siga este passo.

Passo 2: Coloque em prática a técnica do auto-registo

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Agora você só tem que manter um registro dos dias em que você cumpriu sua ação.

Em um estudo verificou-se que acompanhar este progresso tem um maior sucesso se a informação é registrada fisicamente 14

Então, não leve a conta mentalmente, melhor registra a cada dia, se atingiu ou não a sua ação concreta.

A melhor forma é com uma cadeia de metas.

Começa de forma cronológica, com a sua agenda ou calendário uma seqüência de dias completos, onde a única regra é não quebrar a cadeia (continuar a constante con de sua ação).

E para fazê-lo mais fácil eu tenho uma notícia que me tem louco de felicidade e emoção:

Você já pode fazer o download GRÁTIS da nova app Normalmente!

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Disponível para Google chrome, Android, iOS.

Trata-Se de uma ferramenta online que facilita o registro de sua ação diária para alcançar o seu objetivo e ser constante, sem falhar.

É muito fácil de usar, olhe.

  • Primeiramente, baixe o aplicativo e data de alta.

Eu recomendo que você faça o download da versão móvel e também a extensão para o google chrome.

Desta forma, você poderá sincronizar seus avanços em seu computador, e em seu celular e, assim, ter sempre presente a sua cadeia de metas, o que será um excelente lembrete mental que te ajuda a não errar com o seu objetivo.

A app móvel e extensão para chrome, são uma primeira versão e, portanto, podem haver erros. Por favor, escreva para mim se encontra algum

  • Depois escreve a sua primeira meta

E siga os passos adicionais que te ajudará para que não falhe o flop.

Pronto!

A partir de agora, registra a cada dia, se o atingiu com um só click

Baixe a nova app de Habitualmente GRÁTIS

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A app e a extensão são totalmente grátis para você, só te peço 2 coisas:

  • Que me escribas seus avanços, comentários, perguntas e acima de tudo, os erros que notes no aplicativo. Como é uma versão recém-saída do forno, é provável que tenha alguns detalhes que devem ser melhorados.
  • Por favor, deixe-me uma revisão no google play ou na app store, assim mais pessoas conseguissem seus objetivos 🙂
  • A sua ajuda é muito importante e valiosa para mim!

    Agora você já sabe como conseguir o que se prometes, de forma prática e ser constante, sem falhar.

    Partilha a app para que mais pessoas alcancem seus objetivos e melhorar sua vida

  • Editado 05.06.2018

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