Cómo terminar lo que empiezas con esta simple fórmula

Como terminar o que começa com esta simples fórmula

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, mas em pouco tempo ainda empilhados na estante sem terminar; os projetos que vertiginosamente se sentou, mas, por alguma razão se se foram as vontades; todas essas idéias e propósitos que nunca mudaram-se para a ação.

E assim, vamos acumulando em uma espécie de purgatório todas essas coisas que não terminamos. Culpado para o céu, para a nossa falta de força de vontade da nossa pouca motivação.

O certo é que, todos tivemos a sensação de voltar ao tentar avançar.

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A pergunta é: como conseguir terminar o que começamos? ou, em casos extremos, como conseguir se quer começar?

Quero te dar um exemplo de como essa “resistência” nos acontece a todos e eu não sou exceção.

Normalmente tem muitos artigos publicados, uma figura à qual posso acrescentado os artigos que tenho escrito, para outras páginas, dando um total aproximado de +100 artigos acabados e publicados (o hurraa!).

Mas, honestamente, há cerca de 80 artigos que comecei, mas nunca acabe, os quais o dia de hoje não viram a luz do sol.

Talvez você está pensando: “Tania, isso é precisamente para não terminar o que começa” e você tem toda a razão.

Embora todos os artigos “a meias” somam horas de experiência útil para escrever mais e melhor, o fato de não gastar todas representa que eu também tenho essa resistência de não conseguir terminar o que eu começo.

Talvez esta situação lhe parece familiar. Também é provável que você se sinta como se estivesse preso (mesmo sabendo o que tem que fazer), como se em vez de avançar fosse em retrocesso.

Não terminar o que começou, me gerava estresse, frustração e uma diminuição minha auto-estima. Assim que decidi fazer algo a respeito para maximizar o meu e, obviamente, terminar tudo o que eu começo!.

Neste artigo eu quero mostrar-lhe uma fórmula que me deu grandes resultados.

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Ao final de ler, você será capaz de tudo isso:

  • Você vai conseguir vencer essa resistência para arrancar com essa atividade ou tarefa
  • Você será capaz de manter o mesmo fluxo de energia para terminar o que você começou
  • Você pode extrapolar esta estratégia, em todas as atividades em que você se sente estagnado
  • Você terá mais energia mental e tempo para fazer outras atividades importantes ou divertidas
  • Deixará de se sentir sobrecarregado, estressado, frustrado e sua auto-estima vai melhorar

Mas, antes que te explique esta fórmula, é importante saber por que temos essa tendência de adiar?

Por que posponemos (procrastinamos)?

De acordo com uma pesquisa recente 1, quase uma quarta parte dos adultos de todo o mundo são crônicos.

Isto quer dizer que entre 20 a 25% dos adultos têm uma tendência a procrastinar. Leu bem o 20%!

Todos nós temos uma tendência para adiar certas atividades. O que é surpreendente é que um grande percentual dos adultos tem o mau hábito de adiar (ou quase tudo),… a partir das tarefas do lar, tarefas de trabalho, horas de estudo ou até mesmo pagar as dívidas.

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Colocando a 20% em perspectiva, é maior do que o número de pessoas diagnosticadas com depressão, uma tendência mais conhecido entre todos nós.

A preguiça pode ser uma pequena parte que explica o problema de não terminar o que começa ou de procrastinar, mas poucos de nós somos preguiçosos quando se trata de fazer aquelas atividades que realmente gostava, aquelas que amamos ou que são fáceis.

Eu penso que começar algo é semelhante a apaixonar-se: é emocionante e imagina tudo de bom que traz essa nova atividade. Mas depois de um tempo, essa atividade, projeto ou tarefa deixa de ser inovador, começa a tomar mais tempo do que contemplabas no início ou aparecem situações imprevistas que fazem a deixar as coisas por terminar.

Isso na verdade é uma lei da economia que é muito utilizada: “a lei da utilidade marginal decrescente”. 2

Esta lei explica que o valor percebido ou satisfação percebida de algo, diminui a cada unidade adicional adquirida ou consumida.

Por exemplo: A sexta fatia de pizza de salame será menos apreciada do que a primeira fatia, porque a sua utilidade diminui (a valorizamos menos).

Parece lógico que isto também se aplique para esses projetos longos e cansativos.

Por exemplo: A sexta hora de trabalho será menos aproveitada e valorizada, pois a sua utilidade diminui.

Mas porque é que isto acontece?…

Estes são apenas 2 motivos que explicam por que o nosso entusiasmo inicial, vai-se perdendo:

  • O medo de não corresponder às expectativas externas:
  • Uma das razões por que não terminar as tarefas é o seu medo de ser avaliado. Ninguém quer ser julgado. Prolongar uma atividade ou uma tarefa pode ser uma forma de evitar esse medo de ser observado, qualificado ou criticado.

  • O medo de não corresponder às expectativas internas:
  • Ter metas é algo excelente. De fato ter uma meta, é a sua bússola para o caminho. O problema aparece quando as metas são muito inatingíveis e nos morro de medo de fracassar (especialmente no início).

    Às vezes isso está relacionado com o perfeccionismo e, outras vezes, devido a uma (pensar que você não é capaz).

    Em conjunto, tudo isso cria uma resistência que bloqueia seus esforços de continuar ou sequer de começar.

    A maioria de nós temos experimentado esta resistência mental frente a alguma meta importante, como: um projeto pendente, o cumprimento de uma atividade, a publicação de um artigo, de um exame final, uma apresentação importante, ler um relatório, etc.

    O que posso fazer para vencer a resistência mental?

    A resistência mental costuma aparecer quando temos diante de nós uma meta muito grande. É dizer, uma tarefa muito grande por fazer.

    Nos gera uma sensação de movimentos, o que impede que comecemos ou seguir avante com êxito.

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    Nestes casos, parece como sua grande aliada para terminar o que se começa, mas definitivamente não o é.

    Por quê?… porque a motivação é muito volátil, tem que ver com seu estado de espírito e emoções daquele momento. E você certamente não quer confiar em algo que é tão mutável para terminar aquele trabalho importante para ti.

    Mas, o que acontece quando você tem zero motivação?, a equipe, então, de muito mais força de vontade para conseguir terminar essa tarefa, e é provável que fracases na tentativa.

    Quando a sua motivação é máxima não exigem força de vontade, porque estes realmente entusiasmado em fazer esse trabalho. No entanto, quando sua motivação diminui precisar de mais força de vontade.

    Veja este gráfico:

    motivación y fuerza de voluntad gráfica 1

    Sobre tudo quando aparece diante de si um cenário pouco favorável. Porque o seu entusiasmo inicial se vai evaporando com o tempo.

    Por isso, esta fórmula funciona em todos estes casos:

    • Se você não está totalmente fundamentado
    • Quer começar alguma coisa e terminá-lo
    • Você precisa trabalhar mais efetivamente

    A fórmula para terminar o que se começa

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    Terminar o que se começa irá ajudá-lo a sentir-se melhor consigo mesmo, a ter mais confiança em si (o que lhe permite alcançar outras metas não relacionadas), mas acima de tudo, terminar o que se começa evita que acumula estresse desnecessário e a cuidar de seu bem-estar futuro.

    Esta fórmula é parecida com a técnica pomodoro 3. No entanto, eu tenho alterado em base a minha experiência, por isso, os períodos de trabalho são mais longas. Do meu ponto de vista isto permite-lhe concentrar-se melhor e apertar mais o tempo.

    Consiste em 3 partes fundamentais:

    Primeira parte: Divide suas atividades em 2 categorias mentais

    Ter o hábito de terminar o que se começa é útil quando essa atividade é relevante para seus objetivos e metas pessoais. Por exemplo: não se trata de continuar lendo até o final de um livro chato que te faz perder o tempo, mas sim é preciso terminar o projecto que irá ajudá-lo a conseguir um aumento.

    Como Notas a diferença?

    Antes de começar qualquer atividade que dure mais de um dia, identifica-se essa atividade é um experimento ou de um compromisso. 4

    O objetivo do experimento é não ter medo de tentar algo novo, e diminuir a resistência mental para começar. Se depois você se dá conta de que não é para você, ou você não tem vontade de fazê-lo, você pode parar, sem remorso.

    Em troca, os compromissos devem ser completado ou sim.

    Se você construir estas duas categorias mentais, agora você tem uma maneira fácil de ser forçado a terminar apenas aquelas atividades que representem um investimento de tempo e que estejam alinhadas com seus objetivos e metas pessoais.

    Segunda parte: Define uma primeira meta curta

    Terminar aquelas atividades que sejam compromissos é o seu objetivo final, mas, para fazer isso você tem que percorrer uma série de etapas, as quais devem tornar-se em pequenas metas.

    Esta nova abordagem se relaxa mentalmente, conquistar pequenas metas te motiva e faz com que o processo seja mais divertido, o que aumenta as chances de terminar o que começa.

    Terceira parte: Engana seu cérebro com curtos períodos de trabalho efetivo

    Agora que vai começar a trabalhar com a primeira pequena meta, você precisa de uma estratégia para alcançá-lo prontamente.

    É aqui onde está a fórmula pode ajudá-lo tremendamente. Você só precisa de um temporizador (a maioria dos celulares tem) ou um cronômetro como este .

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    Se você não tem idéia de matemática ou na escola reprobaste sua aula de álgebra, não se preocupe. Esta fórmula, não se trata de uma equação complexa.

    Eu te explico abaixo:

    (10 minutos de trabalho + 2 minutos de descanso) X 5 vezes = 1 hora de trabalho

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    Isto quer dizer que durante o tempo efetivo de trabalho, você estará focando a 100%, para evitar qualquer tipo de distração. Em seus 2 minutos de descanso pode fazer o que quiser.

    Se você continuar esse padrão ao longo de seu dia de trabalho, você estará trabalhando por cada hora 50 minutos efectivos. O que representa uma grande vantagem, pelas seguintes razões:

    • Não sente estresse ou movimentos por trabalhar muitas horas
    • Você procrastinar a sua tarefa pendente
    • Consegue concentrar-se melhor e não se distrair continuamente
    • Conseguir acabar ou simplesmente ir em frente com esse trabalho pendente
    • Criar um hábito de trabalho que garante produtividade constante
    • E além de bater essa famosa “resistência” de começar algo

    Se a sua concentração atingiu um platô e decidir continuar sem pausas, é o melhor sinal de que conseguiu superar essa resistência, e tudo aponta que terminará o seu trabalho com sucesso.

    Esta fórmula foi inspirada que eu recomendo.

    “Esta é a fórmula mais eficaz para conseguir terminar tudo o que começa e ser mais…”

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    Parabéns, você terminou este artigo que você começou!

    Pronto, você terminou de ler este artigo que você começou (aplausos)

    A fórmula “(10 + 2) * 5” pode-se adaptar a muitas circunstâncias e, além disso, você pode alterar qualquer um dos três números ao seu gosto.

    Atenção: sempre tentando ter mais minutos de trabalho, de descanso.

    Então já sabe para terminar o que você começou, só tens que enganar o seu cérebro com este eficaz e simples fórmula.

    Espera! antes de tomar o seu descanso de 2 minutos, escreve-me nos comentários: qual é a tarefa que mais te custa terminar ou começar ?

    Se você chegou até aqui, compartilhe este artigo!

  • The American Psychological Association
  • Risk Aversion and Expected-utility Theory: A Calibration Theorem
  •  
  • Editado 07.12.2017

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    74 Comentários:

    Deixe um comentário

  • Olá!!

    Sem dúvida, editar um artigo. A incompetência em algo que não se motiva e você tem que fazer, dê para trás qualquer um!!
    No entanto, por mau que me encontre, me custa perdoar um treino. Curioso eh?
    Um abraço!!

  • Oi Jesus, é verdade. Algumas atividades que não gostamos, nos geram mais resistência, enquanto que outras absolutamente nenhuma. A boa notícia é que para treinar estas totalmente disposto e isso é um grande wow!
    um abraço e obrigado por ler.

  • Um artigo útil e educativo. Que bom que este se você terminou!

  • É verdade (uff..) que bom que coloquei em prática a fórmula. Obrigado por ler Rafael, um abraço.

  • Obrigado. Vou tentar colocá-lo em prática. Amanhã tenho de entregar um trabalho e se não o fizer, as consequências podem ser fatais. Não há maneira de começar. Estou totalmente bloqueada

  • Você verá uma grande diferença, eu garanto. Um abraço!

  • Muito obrigado pelo material é de grande ajuda, mas às vezes não podemos terminar um projeto por deterioração da motivação e tens razão, é muito volátil; voltando a sua pergunta, o que mais tenho dificuldade de fazer são os grandes projetos, porque necessitam de centenas de coisas, às vezes eu me sinto sufocado, porque perco dias sem poder fazer progressos e tendo ao ciclo vicioso de frustração, mas é que é mental, mas agora estou tentando terminar tudo, passo a passo, tarefa por tarefa.

  • Verdade. Ver um projeto enorme nos gera movimentos e nos paralisa.
    Por isso, é melhor dividir uma grande tarefa em tarefas chiquitas, que não despertem o alarme em sua mente, e pouco a pouco te levam até terminar o projeto gigante.
    Este artigo também lhe será útil:
    Um abraço Diego e muito obrigado por ler!

  • Muito obrigado, você é dos poucos escritores, que se dá ao trabalho de responder aos seus leitores, que eu valorizo muito, saudações.

  • muito praticou tudo e interesate, graciasssss…

  • Obrigado a você por ler Milack!

  • Esta técnica se parece com a famosa Pomodoro, que é uma técnica japonesa que eu uso na escola para fazer meus trabalhos. Basicamente é o mesmo, mas com períodos de tempo mais longos. Trabalha vinte e cinco minutos e descansa cinco, e o repites tantas vezes quanto necessário até que seja acabada a tarefa, mas, ao final, percebe-se uma recompensa maior.

  • Olá Arturo está certo. é como a do Pomodoro. A modifique um pouco precisamente porque às vezes me faziam muito curtos períodos de tempo você qual funciona melhor?
    Um abraço!

  • Tentar. Obrigado pela informação.

  • Obrigado por ler Ralph 🙂

  • A quarta parte é de 25% não 20%! Muito bom artigo,espero em breve poder escrever os resultados das estratégias sugeridas,graças ?!

  • Verdade Maria, acho que escrevi quase uma quarta parte, mas, o que vou modificar para que fique mais claro obrigado pela observação e pela leitura!

  • Olá Tania. Obrigado pelo artigo, é muito bom, consegui terminar e o menino a aplicar. Nunca tinha ouvido nem lido este método, assim, obrigado.

    Saudações

  • Fico feliz Oliver, um abraço e obrigado por ler!

  • Muito bom seu artigo!!! a fórmula me tinhas ensinado em um artigo anterior!!!… mas como você acha que eu posso aplicar a fórmula em uma dieta nutritiva!!!! ??????

  • Olá Sofia, eu acho que está mais focada em produtividade pessoal. Para seguir um plano de alimentação e ser constante, é melhor aplicar a técnica de lembretes:
    Um abraço,

  • Olá tanía, excelente artigo, a tarefa que mais me custou, e na qual me tenho demorado é a conclusão do meu plano de negócio.

  • Olá Angélica, tenho certeza de que trabalhar por metas curtas e períodos curtos de tempo, é uma boa estratégia para conseguir a por isso!

  • O fantástico o artigo! Finalmente poderei terminar esse projeto que leva quase 20 anos na prateleira. Nunca cheguei nem a 10%. Obrigada Tania!
    Um grqn abraço

  • Oi Sarah! Quando terminar, por favor escreva para mim, eu adoraria conhecer seus resultados.
    Um abraço e obrigado por ler

  • Olá! o artigo me pareceu realmente muito útil, tenho problemas em minha organização, sobretudo no aspecto da Universidade, tendo a adiar os trabalhos e, finalmente, trabalho sobre pressão, o que me gera mal-estar, já que, quando culminou das tarefas dessa forma, em alguns casos, os resultados não são os esperados, e é frustrante por que eu sei que o que me faltou foi a dedicar-me com tempo. Obrigada Tania! Parabéns pelo seu Trabalho.

  • Olá Adriana,
    Esta fórmula é ideal para estudar e evitar que se acumule tudo ao final. Eu gosto que tocaras o ponto de seu bem-estar. Algo que [ … ] completarei no artigo 🙂
    Um abraço e obrigado por ler!

  • Olá Tania, antes de mais nada, obrigado por compartilhar este artigo tão interessante.
    A minha sempre me custou trabalho a ser constante, com um programa de exercício, começar de fato e tentei com vários . Aceito rapidamente.
    Outra situação que me custa trabalho é acordar cedo.

  • Olá Carmen, começar a fazer exercício é uma das atividades que mais “resistência” gera. Tenho esteja artigo específico que pode ajudar:
    E para acordar cedo este outro:
    Um abraço, Carmen e obrigado por ler!

  • Olá Tania, por fim, hoje eu fiz o que tanto pospuse, entrar na Internet e procurar ajuda no que diz respeito ao desejo e a vontade de ler para melhorar muitos aspectos de minha vida, eu nunca tive esse habito, mas é um objetivo na minha cabeça que me diz faça isso e você verá como se sentirá, pois, a falta de motivação e vontade me fizeram ser uma pessoa fraca (por assim dizer), não começar nem terminar minhas atividades e onde muitas vezes acabo trabalhando sob pressão, hoje pude ler o primeiro artigo que me trouxe a este “Como terminar o que se começa”, na verdade eu adoraria continuar lendo seus artigos e assim o farei! Seguirei com Como Treinar Seu Cérebro Para se Concentrar Melhor!!!!!! Obrigado pela sua ajuda! Bênçãos para você!

  • Estou muito feliz em Andreina, um orgulho poder ajudá-lo com os artigos. Lembre-se que a força de vontade, você pode treinar e a motivação não é tão necessária como você pensa.
    Um abraço e obrigado por ler!

  • Olá, Tania. Tem alguns meses que comecei a ler seus artigos. Tentarei aplicar esta fórmula ao estudo do idioma alemão (de cerca de 5 anos estudiándolo), já que não consigo avançar. Me proponho a mim mesma de estudar diariamente, mas não sei se é a falta de motivação ou simplesmente abandonadas, as quais me impedem de fazê-lo. Tenho a oportunidade de obter um melhor posto de trabalho se melhoro meu nível de alemão, mas nem isso me motiva apesar de que eu adoro o idioma. Te agradeço muito as dicas, os quais espero colocar em prática a partir de agora, não só porque é em relação ao idioma, é o exercício, a alimentação saudável, a acordar cedo e não fazê-lo, na verdade, me frustra muito. Sinceramente, senti-me tal qual o você descreve no seu artigo.

  • Olá Graciela,
    Adivinhe só? eu passava exatamente o mesmo com o alemão. Sem dúvida é um idioma complexo, mas o que eu fiz está neste artigo: habitualmente.com/estrategia_horarios/
    Eu Espero que você seja útil!

  • Olá Tania, que Deus te continue iluminando para escrever artigos tão interessantes como estes. Para mim, o meu maior problema ce procrastinar misturado com a indolência é Ler livros e gastar todas assim como terminar projetos engavetados.
    Além disso esta formula a aplicare para muitas coisas, por Exemplo. terminar minhas aulas de inglês e assim por diante. Agora entendo que deve ser Ün dia de cada Vez”, para desta forma ter o resultado esperado.

  • Olá Glady, Obrigado por ler 🙂
    Eu amo que você lhe dê muitas utilidades para a fórmula, estou segura de que você verá os resultados. Algo que pode complementá-lo muito bem (já que você mencionou isso de um dia de cada vez) é manter um registro de que “trabalhou” em fazer isso a cada dia. Então se faz como uma seqüência de dias completos. O que te motiva a não falhar. Com a constância, os resultados vêm de forma automática.

  • Olá Tania, obrigado por instruirme, colocá-lo em prática a partir de hoje à tarde, já que eu tenho uma atividade que é um compromisso e eu adiada durante meses!!!!!! (porque não é nem por onde começar), além disso, que todas as tardes, às vezes eu tenho “várias horas mortas”, em que o nariz que fazer.
    depois te conto como foi para mim. OBRIGADO!!!

  • obrigado tania por suas recomendações e bons deceos como precisamos e como nos ajuda deus te abençoe
    felicidades e muitos sucessos

  • Eu posso começar as coisas e me esforço, mas acho que não o suficiente para alcançar o meu objetivo, algumas pessoas me admiram porque tenho feito coisas que eles não, mas a meta que eu quero eu não poderia atingi-las, e isso me desanima, mas eu sigo tentando.

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    Sobre Tania Sanz:

    Empreendedora, escritora, nutricionista e apaixonada pelo esporte. Minha missão é ajudá-lo a melhorar seus hábitos e transformar sua vida.

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    © 2014 – 2018
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